quarta-feira, 12 de março de 2014

Olhar o outro, enxergar e se importar com ele, assim acontece a inclusão!



Acreditamos que inclusão não acontece num passe de mágica, numa ação, num atendimento. A inclusão acontece quando juntos podemos olhar o outro, enxergar e se importar com ele.

Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência é muito importante, pois para a inclusão acontecer o aluno precisa se apropriar de recursos específicos, mas, para este aluno "estar" e participar de uma construção coletiva é importante também acontecer uma inclusão de conhecimentos para toda a turma.

Esta é uma das propostas do AEE da José do Valle Pereira, informar, aprender e refletir esta inclusão, este sujeito, este conhecimento.

Neste ano começamos com a turma 50 da professora Rita um projeto para incluir TODOS os alunos neste novo aprendizado com a inclusão de um aluno cego na sala de aula.

Temos muito a aprender, muito a perceber, muito a refletir!


O filme A cor do Paraíso foi o escolhido para começarmos a reflexão. Em outros momentos utilizamos este filme e trabalhamos com vendas nos olhos, mas este optamos sem as vendas,  elas serão bem vindas nas próximas atividades



Pensamos num projeto semanal com  atividades planejadas em parceria  com a professora de sala, orientadora educacional e professoras da Sala Multimeios.

Durante a semana os alunos estarão levando o filme como empréstimo para assistirem com as famílias.

 A proposta  é  multiplicar ações, trazendo  as famílias para refletirem com seus filhos o direito de TODOS à inclusão e ao conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço também é seu! Diga-nos sua opinião, sugestão e o que você gostaria de ver aqui. Será um prazer trocarmos experiências!