domingo, 14 de setembro de 2014

Sala dos Professores/ Inclusão


Você quer conhecer a prática do Projeto Politico de uma escola, a posição dos professores em relação à inclusão, a disciplina dos alunos e a relação que eles estabelecem uns com os outros?

 Muito simples... na Sala dos Professores você encontra as respostas.

Nesta nossa caminhada pela educação por estes longos anos, acreditamos que ensinamos muitas coisas e aprendemos em dobro. Aprendemos por exemplo que a figura do professor é importante para a aprendizagem do aluno, portanto, quando isso não acontece deveria ser investigada. Será que é o aluno que não aprende ou o professor que não se preocupa com a dificuldade dele de aprender. Será que é o aluno que é indisciplinado ou o professor que não se aproxima dele para conhecer um pouquinho da sua historia de vida.

As pessoas são diferentes e necessitam também de estratégias diferentes, uns aprendem mais, outros nem tanto, uns são mais ágeis, outros necessitam de recursos diferenciados, mas todos aprendem.]

Ser professor é difícil com certeza, mas, é uma profissão nobre onde o  exemplo é tão ou mais importante que os conteúdos curriculares.

A sala dos professores retrata a vontade profissional de cada um em cada palavra, cada relação estabelecida com o colega, mas, infelizmente este espaço muitas vezes é um espaço para reclamações onde fica visível a falta de unidade. O mesmo acontece muitas vezes nas reuniões de professores, onde a indisciplina cobrada em sala de aula não acontece. E o nosso exemplo colegas? Acho desnecessário falar o que acontece, pois todos sabem quando fizemos o papel de aluno e de telespectador.

Inclusão  deve começar pelos profissionais que lidam com pessoas, com alunos, pais, professores, gestores e todo pessoal que de uma forma ou de outra estão na escola para cumprir seu papel, sem esquecer  da biblioteca, da cozinha, da limpeza. Enfim, somos todos importantes na educação.

O papel da Educação Especial é também participar destes espaços com orientações e estratégias para mudar o foco, valorizando o profissional, proporcionando um espaço de prazeres com uma bela mesa de café, flores, dinâmicas, algumas vezes mal interpretadas, mas com a intenção de evidenciar o melhor de cada um através de um sorriso. Para isso é importante a colaboração  e participação da gestão da escola.

Agradecemos e reconhecemos neste meio também excelentes profissionais, poucos, principalmente nos anos iniciais que se envolvem com a aprendizagem dos alunos, buscam estratégias acreditam nas possibilidades, mas nos espaços da Sala dos professores ficam excluídos, algumas vezes até se inibem nas argumentações.

Sabemos que a inclusão é uma caminhada de possibilidades, mas temos que vencer uma batalha a cada dia e não desistir. Seguir em frente é nossa meta, mas sabemos que tem momentos que temos que retroceder para nos fortalecer e seguir outra direção, quem sabe abrir outras portas, outras propostas e mostrar que só venceremos quando todos tiverem a mesma linguagem, a mesma proposta.

VAMOS NOS INCLUIR???


                                       !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço também é seu! Diga-nos sua opinião, sugestão e o que você gostaria de ver aqui. Será um prazer trocarmos experiências!