A
visão é um dos órgãos mais importantes de contato com o mundo. É
através da visão que construímos vários dos conceitos importantes.
Quando há falta da visão, devemos propiciar à criança cega atividades
que estimulem os sentidos remanescentes.
Estas atividades promoverão o desenvolvimento global da criança cega e a habilitarão a acompanhar o ensino comum em tempo real e junto com as demais crianças.
Estas atividades promoverão o desenvolvimento global da criança cega e a habilitarão a acompanhar o ensino comum em tempo real e junto com as demais crianças.
As atividades devem estar voltadas à "experimentação" de muitas coisas de diferentes origens, para possibilitar a criança cega a construção de seus conceitos.
As
atividades a serem propostas às crianças cegas devem estar divididas e
inseridas no atendimento diário. Estas atividades tem seus objetivos
específicos, ligados a cada função a ser desenvolvida como o
conhecimento de objetos, formas, texturas, conceitos corporais e
espaciais, locomoção em espaços internos, comportamento social,
construção de mapa mental, conhecimento de números e quantidades e preparação para o Braille.
Mas... Para que tudo isso faça sentido, o professor também deverá estar atento
para mediar as descobertas, ajudando para que as mesmas se tornem
significativas!
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