quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conhecendo o mundo através do toque


O Sistema Braille foi criado por Louis Braille em 1825 na França.É universalmente conhecido como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela braille.

Braille vivia na França. Seu pai tinha uma loja onde  fabricavam artigos de couro. Um dia, ainda criança, brincava na  loja da família com um instrumento cortante e machucou um dos olhos. Apesar de imediatamente a família ter procurado um médico,  uma infecção se instalou e em seguida atingiu também seu outro olho. Em poucos dias Louis estava cego.

Preocupados com o destino do filho, os Brailles o ensinaram a fazer muitas coisas. Seu pai lhe mostrou como polir o couro, onde demonstrou bastante habilidade com o tato.Para ajudar Louis a andar com mais liberdade, o pai fez uma bengala para ele, com o qual o menino podia identificar os obstáculos à sua frente.  Assim Louis Braille entrou para a escola e mais tarde tornou-se professor desta escola.

Como mestre, ansiava por encontrar um sistema de leitura para o cego. Na sua busca encontrou os pontos em relevo. Sua luta não foi fácil, mas Braille conseguiu avançar e hoje o Braille é utilizado no mundo todo

Um monumento em homenagem a Louis Braille foi construído em sua cidade natal, na França e a casa que morou na infância foi transformada em museu. Até a loja e oficina de couro do pai, onde ele perdeu a visão, foi mantida intacta, com as ferramentas e acessórios originais.

Uma placa na fachada resume sua vida:

"Nesta casa, em 04 de janeiro de 1809, nasceu Louis Braille, inventor da escrita de pontos em relevo para uso dos cegos. Ele abriu as portas do conhecimento para aqueles que não podem ver."!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço também é seu! Diga-nos sua opinião, sugestão e o que você gostaria de ver aqui. Será um prazer trocarmos experiências!