quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O aprendizado da criança cega

A visão é um dos órgãos mais importantes de contato com o mundo. É através da visão que construímos vários dos conceitos importantes. Quando há falta da visão, devemos propiciar à criança cega  atividades que estimulem os sentidos remanescentes. 

Estas atividades promoverão o desenvolvimento global da criança cega e a habilitarão a acompanhar o ensino comum em tempo real e junto com as demais crianças.




As atividades devem estar voltadas à "experimentação"  de muitas coisas de diferentes origens, para possibilitar  a criança cega a construção de seus conceitos.



As atividades a serem propostas às crianças cegas devem estar divididas e inseridas no atendimento diário. Estas atividades tem seus objetivos específicos, ligados a cada função a ser desenvolvida  como o conhecimento de objetos, formas, texturas, conceitos corporais e espaciais, locomoção em espaços internos, comportamento social, construção de mapa mental, conhecimento de números e quantidades e preparação para o Braille.

 






Mas... Para que tudo isso faça sentido, o professor também deverá estar atento para mediar as descobertas, ajudando para que as mesmas se tornem significativas!

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