sábado, 23 de novembro de 2013

Refletindo a Escola Inclusiva


Quando falamos em escolas inclusivas imaginamos espaços de aprendizagem com rupturas de padrões, com possibilidades de novos olhares e novas práticas de acordo com as necessidades diante do mundo cada vez mais exigente e diversificado.

Este novo processo educacional que nem é tão novo assim exige uma mudança de postura de profissionais e uma busca constante de formação e informação, além de maior participação na escola na construção de saberes. 

A diversidade não está  somente nos alunos com deficiência, esta é somente mais uma e exige novos conhecimentos, novas buscas, além de novos instrumentos,novas metodologias em sala de aula, novas experiências. É preciso vivenciar a aprendizagem e resignificar o saber.num mundo de direitos e  deveres e o direito a igualdade tem que se fazer presente também na escola. A igualdade de participar dos conteúdos de sala e das atividades propostas. 

Adaptação de materiais
Material em Braille

Imagens
Este é o papel da escola inclusiva, com respeito às diferenças, instrumentalizando, adaptando conteúdos, utilizando recursos desde a adaptação de uma tesoura, uma colher, lápis ou até mesmo uma bancada. Também na ampliação de textos, transcrições em Braille, na Comunicação Alternativa com imagens, enfim, disponibilizar recursos e serviços aos alunos com deficiência para favorecer seu desempenho das tarefas no seu cotidiano, possibilitando ao aluno com deficiência para favorecer seu desempenho das tarefas no seu cotidiano, possibilitando ao aluno o seu direito de participar de todo o processo, permitindo escolhas e ampliando a aprendizagem.



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