quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Personagens da inclusão também estão nos gibis de Mauricio de Souza


Olhe ao seu redor e veja se encontra alguém igual a você, que seja parecido com você, que goste das mesmas coisas e tenha a mesma opinião que você. Provavelmente não encontre ninguém assim e é justamente isso que faz as pessoas serem interessantes, ou seja, o fato de serem diferentes. 

Quando levamos em consideração as diferenças, respeitamos o ponto de vista do outro e acolhemos as pessoas como elas são, podemos dizer que vivemos a  inclusão.



Mauricio de Souza, o pai da Turma da Mônica, criador de histórias e de personagens que divertem, educam e inspiram a imaginação de crianças e adultos a mais de 50 anos  tem acrescentado à sua turma personagens que tem contribuído para promover a inclusão de uma forma lúdica e  bem divertida.

Humberto
Em 1981 chegou o coleguinha Humberto que é surdo. Ele nasceu assim e se comunica com a linguagem de sinais - LIBRAS. Humberto brinca e interage com os outros personagens como qualquer outra criança.

Depois chegaram Dorinha e Luca
Dorinha

Luca
 Dorinha é a primeira personagem cega.Recebeu este nome em homenagem a Dorina Nowill, uma mulher que perdeu a visão quando criança, lutou na vida e acabou se tornando um exemplo de força de vontade e simpatia. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma referência como instituição, que oferece assistência à cegos. A personagem é uma garota esperta que não precisa dos olhos para enxergar o que quiser Dorinha tem um cão guia chamado Radar.

 Luca, um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de "Da Roda". Segundo Mauricio de Souza, Luca será responsável por mostrar  as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência.
Tati

Depois chegou Tati, inspirada em Tathiana Piancastelli, ela tem Síndrome de Down. As pessoas com Síndrome de Down têm algumas características em comum, como mostra a própria revista da turma estrelada por Tati, elas tem o rosto fofinho e olhos  puxados, às vezes falam enrolado e possuem um ritmo de aprendizado um pouco mais lento que as demais crianças, mas, assim como qualquer um merece respeito e carinho. Cada um tem seu tempo e temos que respeitar o tempo de cada um, seja com pessoas com deficiência ou não.

André
André é mais um personagem com deficiência da Turma da Mônica, ele é autista e vem nos mostrar que ser autista é só um jeito diferente de ser, que gosta de brincar e de participar de todas as brincadeiras junto com os outros personagens.

Muitas vezes achamos que eles são diferentes aos nossos olhos.. e aos olhos deles quem são os diferentes?

Será que não somos nós?

                        E assim somos todos... diferentes e iguais.. iguais e diferentes!!!!! . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço também é seu! Diga-nos sua opinião, sugestão e o que você gostaria de ver aqui. Será um prazer trocarmos experiências!